segunda-feira, outubro 02, 2006

O Muro local

Esta foto, para mim, é histórica. Máquinas trabalham demolindo a antiga estrutura. No fundo, bem no fundo, vemos Ciudad del Este. Entre Ciudad del Este e a máquina não se vê um rio. Há um muro. E para tapear, o muro é uma espécie de galeria. A pintura foi pro-instituída, quer dizer instituída em pró de outra coisa. Linguistico-historicamente falando, uma coisa instituída em pró ou pró-instituída é chamada de "prostituta". (Esta é verdadeira raíz da palavra prostituta). O muro é uma prostituição, no sentido de que tentou subsitituir o real, esocondido lá atrás.
Em 1997, nas Notas do Turismo quando eram publicadas na Gazeta do Iguaçu, que está escondido), escrevi sobre o muro. Chamei-o de Muro de Berlim. Nosso Muro da Vergonha. Turisticamente, quer dizer turismologicamente falando, este muro foi uma aberração. Ele, ao cumprir sua função de "controlar" o contrabando e o descaminho, conseguiu eliminar aquele "tchã" turístico da região. Privilegiou-se o ilícito. A cidade se calou. Aceitou sacrificar o visual da área mais turisticamente interessante. Em Berlim, o outro muro é chamado de East Side Gallery - Galeria do Leste, até hoje.
Com a "nova Aduana", ou melhor com as novas estruturas, espero ver o dia em que aquele muro seja "tirado" daí. Espero ver também o dia em que a Ponte volte a ser um atrativo importante da cidade, um daqueles lugares onde os turistas pararão para serem fotografados.
(Não sei a origem da foto. Favor, autor comunique-se para que eu lhe dê crédito)

Nenhum comentário: