quinta-feira, março 09, 2006

Furando bloqueio

O blog veio bagunçar o jornalismo. Graças a ele todo mundo tem um jornal. Há uns dez anos, um patrão do ramo de jornal me disse, "se você quiser ter opinião, monte um jornal". Hoje, o blog permite fazer isso gratuitamente. Claro que não temos uma super audiência. Não são milhares de leitores. Nem precisa ser profissional. Exemplo: acabei de descobrir como se faz uma enquete. Me registrei no site, copiei, colei e lá está a minha enquete on line sobre a licitação do Hotel das Cataratas - Patrimônio da União logo Nosso Patrimônio. 
A pergunta não foi você é contra ou a favor. A pergunta parte da idéia de que todo mundo concorda com a licitação. O que quero saber é: a licitação deve ocorrer em ano eleitoral? No próximo governo? E, também: devem participar só firmas nacionais ou se abre para internacionais também. Até a hora que "postei" esta nota, já pude ver o seguinte: participaram durante o dia 22 pessoas. Mas vejam o que disseram: das 22, três (14%) disseram que a licitação pode ocorrer em ano eleitoral; nove (41%) pessoas responderam que só no próximo governo. Seis (27%) pessoas acham que a licitação deve ser só nacional enquanto que quatro (18%) abrem para firmas estrangeiras.
 
É isso aí, democracia graças à internet e em breve, quando o Brasil produzir os milhões de laptops para que as crianças os levem às escolas junto com suas lancheiras, o poder dos poucos vai sedo questionado, retomado, o poder pessoal devolvido. E assim, embora sem emprego, estou empregado na luta pela liberdade de expressão. E graças ao poder de furar bloqueio dos blogs, minha opinião chegou aos jornais impressos - o Jornal do Iguaçu e A Gazeta do Iguaçu.

Nenhum comentário: